Sábado, 17 de Maio de 2008
Olhão é notícia hoje

Pesca da ganchorra continua sem subsídios 

Os pescadores e armadores da pesca da ganchorra iniciaram no passado dia 1 de Maio a habitual paragem biológica (defeso) que se irá prolongar até ao próximo dia 15 de Junho - Durante este mês e meio, aqueles profissionais ficarão sem qualquer rendimento, já que esta modalidade de pesca continua a não ser abrangida por compensações financeiras.

O problema afecta cerca de 500 pescadores algarvios, bem como outras actividades que estão interligadas com este tipo de pesca, entre as quais as depuradoras e as armações de expedição, que têm o seu trabalho diário prejudicado, devido à falta de produto. Recorde-se que a pesca da ganchorra é uma modalidade usada para capturar moluscos bivalves (conquilha, amêijoa branca, navalha, entre outros).

Em nota enviada à comunicação social, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul (STPS), lamenta a passividade do Governo perante este cenário, recordando os diversos ofícios enviados para alertar os responsáveis da pasta das Pescas acerca da situação, o último dos quais no final do passo mês de Janeiro. Os responsáveis do STPS falam ainda de “promessas não cumpridas” por parte do Governo, lembrando que há precisamente um ano, aquando da partida das embarcações algarvias que iriam começar a operar em Marrocos ao abrigo do acordo celebrado entre a União Europeia e aquele país do Norte de África, o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas explicou que o defeso era necessário, mas que já estava em estudo a aplicação de medidas para compensar os que vivem da pesca de bivalves. Recorde.se que durante a sua deslocação a Olhão e quando foi confrontado com esta velha aspiração dos pescadores, o governante frisou que a paragem iria continuar a ser efectuada anualmente, como forma de defender os recursos, e que estavam já a ser ponderadas formas de compensar os pescadores algarvios pela proibição da apanha de bivalves com artes não manuais. Porém, um ano depois, a situação mantém-se.

”Mais uma promessa não cumprida, facto que já não constitui surpresa para ninguém, já que estamos em presença de um governo que promete, mas não cumpre”, referem os responsáveis sindicais no mesmo comunicado, acrescentando que o problema também já foi colocado ao presidente da Câmara Municipal de Olhão (um dos maiores centros piscatórios da região), no passado mês de Abril, mas que este se limitou a tomar nota da questão. Para o STPS, trata-se de uma “insensibilidade social” da parte dos responsáveis políticos, que está a provocar “uma cada vez maior degradação das condições de vida e bem estar dos pescadores da pesca com ganchorra e seus respectivos agregados familiares”.

Jornal do Algarve
 

 

Programa na TSF dedicado a Olhão

hoje, no "Terra a Terra" com início às 9h10, pode ouvir aqui

Notícia da APOS:
A APOS organiza uma visita às Torres de menagem do concelho de Olhão no próximo dia 25 de Maio de 2008, domingo, às 10h.
  • Torre da Quinta de Marim, única torre medieval ainda habitada;
  • Torre de Quatrim;
  • Torre de Bias, junto à Fuseta;
  • Torre de Aires, já no Concelho de Tavira.

 

Esta visita terá com o orientador o Dr. Luís Oliveira (Professor do Departamento de História e Arqueologia da Universidade do Algarve).

mais aqui

Casa da Juventude de Olhão

4º aniversário

Programa

clik nas imagens para ampliar

 

MOJU

Olhares sem Preconceito

moju site

 

clik na imagen para ampliar
O Projecto Olhares sem preconceito tem como tema principal o Diálogo Intercultural; a promoção do conhecimento sobre as diferentes culturas, vivências, tradições e realidades das comunidades imigrantes no nosso concelho junto da comunidade local, ao que se alia a participação activa dos jovens no desenvolvimento social de Olhão e a consciência de que a União Europeia é hoje um espaço multicultural que engloba não só os cidadãos dos estados membros como também cidadãos provenientes de outros países do mundo.

Abertura Oficial: 23 de Maio

Brasil: 24 de Maio

Cabo Verde: 12 de Julho

Índia: 13 de Setembro

Moldávia: 11 de Outubro

Ucrânia: 9 de Novembro

Roménia: 13 de Dezembro



mano zé às 08:05
link do post | comentar

acompanhe a
blogosfera olhanense actualizada a cada meia hora

 

     aqui

visitantes desde 26/12/2008

arquivos

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

subscrever feeds