Sexta-feira, 30 de Maio de 2008
Olhão hoje é notícia em

 

Porto de Olhão hoje às 7h30

 Pescas paralizadas a 100%

 

  

A paralisação no sector das pescas em Portugal contra o agravamento dos custos do combustível arrancou à meia-noite e não tem data para terminar.


Nos Açores e na Madeira os homens do mar mostram-se solidários com os seus colegas do continente, mas não fazem greve. Não só porque os combustíveis para pesca são mais baratos nas ilhas, como são subsidiados pelos governos regionais.

No continente cumpre-se o início da paralisação por tempo indeterminado. No porto de pesca de Olhão, no Algarve, a última embarcação a entrar no porto foi o “Lobo”, por volta das 20h00, com cem quilos de pescado a bordo. O mestre do barco, José Baptista, garante que não furou a greve e que está solidário com os protestos.

António da Branca, presidente da Associação de Armadores do Sotavento Algarvio, assegura que na Docapesca não haverá mais peixe para vender que o que veio a bordo do “Lobo”.

No porto de pesca costeira de Aveiro os barcos ficaram, na tarde desta quinta-feira, no cais e não haverá fura greves na próxima noite.

Ao contrário de outros dias de faina, as tripulações não sabem quando voltam a mar. Manuel Vicente, contramestre do “Mar da Nazaré, propriedade do grupo Silva Vieira, um dos maiores armadores nacionais, fica em terra à espera de novas ordens.

As pescarias foram descarregadas para venda em lota ao principio da noite, em Aveiro. O peixe fresco vai acabar em poucos dias e os clientes de Maria Cidália, peixeira há 32 anos na zona de Águeda, já estão avisados.

Desde a meia-noite, sete mil embarcações de pesca deixaram de sair para o mar, por tempo indeterminado em protesto contra os preços elevados dos combustíveis.

Apesar das garantias do ministro Jaime Silva, os armadores avisam que o peixe fresco vai faltar e que os preços vão subir.

O presidente da Federação das Pescas dos Açores afirma que será impossível o abastecimento do mercado nacional a partir dos ilhas, para fazer face a qualquer escassez de peixe. Liberato Fernandes diz que só com muita imaginação se pode pensar num cenário desses.

Luís Calaça, presidente da Associação de Armadores de Pesca de Atum e Similares da Madeira, explica que daquela região autónoma pode chegar algum peixe espada preto e atum, mas em quantidade muito inferior à necessária para abastecer o mercado do continente.

Para António Pina, da Associação de Turismo do
Algarve, esta paralisação pode prejudicar o sector, sobretudo, porque os preços do pescado vão disparar.

Para agravar a situação, esta sexta-feira os armadores e pescadores italianos também entram em greve, numa altura em que o sector está paralisado na França.

Em Espanha, para onde está prevista uma grande manifestação, a situação também vai agravar-se durante esta sexta-feira.

RRenascença

 


 

 

Câmara de Olhão homenageia pescadores e outros profissionais do mar.

Conferência em Olhão debate Turismo Responsável.

Hoje às 10h00 no Auditório da Quinta de Marim. 

"A Jazzar é que a gente se entende", adiado.

“Por questões climatéricas, o município de Olhão e os músicos do projecto Zé Eduardo Unit decidiram, de comum acordo, adiar o espectáculo”,para data a confirmar.

Restaração em Olhão

9h30

"não é preciso haver greves para que os preços estejam caríssimos", diz dono de restaurante, e recorda que, já este ano, chegou a comprar o quilo das sardinhas a oito euros, quando o normal seria cinco euros.

Pescadores aderem à greve a 100 por cento e fazem disparar preço do peixe

10h15

Em Peniche, a sardinha já está mais cara 200 por cento.

Segundo números da ADAPI, a adesão está a ser de 100 por cento nas lotas de Matosinhos, Aveiro, Sesimbra, Portimão, Peniche, Quarteira e Olhão.

Imagem dos pescadores em protesto

 



mano zé às 08:08
link do post | comentar

acompanhe a
blogosfera olhanense actualizada a cada meia hora

 

     aqui

visitantes desde 26/12/2008

arquivos

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

subscrever feeds