Quinta-feira, 19 de Junho de 2008
Olhão é notícia em

 

 Festival do Marisco , Olhão 2008, com programa parcialmente conhecido.
de 11 a 16 de Agosto

Como habitualmente, Olhão volta a ser capital do marisco, no mês de Agosto. O tradicional festival está em marcha e garante artistas de renome internacional.

O Festival do Marisco de Olhão, a maior festa gastronómica do Algarve com produtos do mar, vai ter lugar entre os dias 11 e 16 de Agosto, no Jardim Pescador Olhanense, esperando a organização a visita de mais de 60 mil pessoas, ao longo dos seis dias.

O cartaz musical está a ser fechado pela empresa municipal Fesnima, entidade promotora do evento, em cooperação com a Câmara Municipal, sendo certo que vão estar presentes os Orishas, com os sons da música cubana, e os Xutos e Pontapés, um grupo com presença tradicional e dedicado à juventude.

Como é habitual, o recinto do evento vai ser montado no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa.

A festa decorrerá entre as 19h30 e a 1h30 e contará com algumas novidades, que a organização guarda para divulgar na altura do festival, mas que «barlavento» levanta a ponta do véu, como seja um espectáculo de fogo de artifício no encerramento, que irá contar com a presença de uma banda de renome internacional.

Com vista a diminuir o peso nas bolsas daqueles que visitam o festival em família, o bilhete de adulto custará 12,5 euros e as crianças com menos de seis anos não pagam.

Mas, este ano, haverá um bilhete para aqueles que tiverem entre 7 e 12 anos, ao preço de quatro euros. Este último dará direito a uma bebida, enquanto o de adulto inclui uma caneca, alusiva ao Festival, um prato com 100 gramas de camarão e uma bebida.

Quanto à qualidade do marisco, ela vai manter-se, visto ser um ponto de honra do Festival do Marisco credenciar a segurança alimentar, lema que a autarquia nunca facilitou.

Todo o marisco utilizado é certificado, já vem depurado e é, ainda, analisado pelos serviços de veterinária do município.

«Este ano vamos procurar fazer melhor do que no ano passado. Posso garanti-lo, pois tem sido assim de ano para ano», afirmou o presidente Francisco Leal, em «declarações ao «barlavento».

barlavento online


 
 Ecoturismo, é tema da Feira de Parques Naturais, em Olhão
24 a 27 de Julho

Este ano, além dos já habituais seminários e actividades ao ar livre, vai ser lançada uma bolsa de viagens de turismo na natureza.

Representações de áreas protegidas de todo o país vão voltar a rumar a Sul, para participar em mais uma Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, que vai decorrer em Olhão, entre 24 e 27 de Julho.

Seminários, um mercado de produtos regionais e de agricultura biológica e muitas actividades ao ar livre, desportivas e ligadas ao contacto com a natureza, são algumas das atracções deste certame, que continua a ser o único no género em Portugal.

Em 2008, o tema do seminário internacional a ter lugar no auditório da sede do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) é «O Ecoturismo na Conservação da Natureza».

Esta conferência será um dos pontos altos do evento e os interessados podem inscrever-se no sítio da feira em www.feiranacionaldeparques.com.

O PNRF também vai abrir as portas para um conjunto de actividades de promoção e sensibilização para a protecção da natureza, dirigidas a diferentes faixas etárias.

Também acolherá a exposição de fotografia «H2O – Fotobiografia da Água», da autoria do fotógrafo de natureza Paulo Magalhães.

E uma vez que o tema central da feira é o ecoturismo, haverá um espaço dedicado a empresas de animação turística de todo o país.

Além de dar a conhecer os seus produtos, as empresas vão proporcionar ao público um contacto com as actividades que desenvolvem.

Assim, haverá demonstrações abertas ao público de escalada em parede artifical, canoagem, passeios com burros, passeios em carroças tradicionais algarvias, mergulho, fotografia, observação de aves, passeios de barco e experimentação de equipamentos de caminhada e montanhismo, entre outras.

Outra das novidades da 3ª edição da feira será a criação de uma Bolsa de Turismo e Viagens Alternativas, orientada para as actividades relacionadas com o ecoturismo na região do Algarve.

No seguimento dos anos anteriores, será promovida a mostra «Design for Future», que em 2008 é dedicada ao tema «Artesanato Pop».

A exposição é coordenada por Pedro Franco eMarcos Bartilotti e todos os pormenores podem ser encontrados em www.designforfuture.org.

A Feira Nacional de Parques Naturais é organizada em parceria pela Câmara de Olhão e pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, através do PNRF.
 

barlavento online

 

 

Associação Vale d' Aran, Olhão, organiza torneio "Quelfes Bicentenário em futebol de 7, com antigas vedetas.
 programa
    Dia 21 de Junho o Estádio Municipal de Olhão vai receber um torneio de futebol de 7, intitulado “Quelfes Bicentenário”, que reunirá oito equipas representativas de diversas entidades oficiais.

Vão participar as equipas do AD Vale D’Aran, Alfândega de Faro, American Embassy, Alliance Française de l´Algarve, Ordem dos Advogados, British Foreign Office e as equipas dos municípios de Olhão e Tavira.

Vão alinhar diversos ex-profissionais de futebol como o actual treinador do Farense Jorge Portela, o ex-benfiquista Jorge Soares, Paulo Russo e Bruno Saraiva (ambos ex-Olhanense), Carlos (Ex-Vitoria Guimarães), Steven Milovac (ex-Salgueiros e selecção Jugoslava), Juan Ortiz (Chivas - Mexico).

Organizado pela Associação Desportiva Vale D’Aran (Quelfes), o evento insere-se no programa oficial da comemoração do bicentenário do levantamento olhanense contra os franceses. O torneio conta com o apoio da Junta de Freguesia de Quelfes e da autarquia olhanense.
Região Sul

 


mano zé às 07:37
link do post | comentar

acompanhe a
blogosfera olhanense actualizada a cada meia hora

 

     aqui

visitantes desde 26/12/2008

arquivos

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

subscrever feeds