Terça-feira, 1 de Julho de 2008
Olhão hoje é notícia em

 

 Aquicultura com mais apoios.

Projecto-piloto ao largo de Olhão com 60 lotes à espera de interessados.

   O governo promete 30,7 milhões de euros de fundos europeus para aquicultura.

O governo pretende quadruplicar até 2013 a actual produção da aquicultura, de sete mil toneladas, contando com apoios europeus de 30,7 milhões de euros mais ajudas para a transformação e comercialização, afirmou hoje o secretário de Estado das Pescas.

No Plano Operacional Pesca (Promar) 2007-2013, a que a agência Lusa hoje teve acesso e que será apresentando na terça-feira, o eixo 2, de apoio à aquicultura e de apoio à transformação e comercialização dos produtos da pesca e aquicultura, tem ajudas totais disponíveis de 105,3 milhões de euros, dos quais 78 milhões de euros são verbas do Fundo Europeu das Pescas.

Contando com o financiamento privado que é de 78,9 milhões de euros, as verbas totais do eixo 2 do Promar atingem os 184,1 milhões de euros até 2013.

Deste montante, 71,6 milhões de euros são de investimentos na produção em aquicultura, dos quais 30,7 milhões de euros são apoios (da União Europeia e do Orçamento do Estado Português).

"Com as restrições à pesca no mar, onde já há muito pouco peixe, a aquicultura é a área estratégica de aposta para o futuro em Portugal", disse em entrevista à agência Lusa o secretário de Estado adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira.

Na transformação e comercialização de peixe o Governo promete investimentos totais de 94 milhões de euros, sendo que as ajudas podem chegar aos 56,8 milhões de euros.

"A aquicultura representa hoje cerca de três por cento do total das capturas em Portugal, mas em 2013 a meta é atingir 28 a 30 mil toneladas", disse Luís Vieira.

O secretário de Estado recordou que já existem vários projectos em curso, entre os quais a unidade da PescaNova, que vai permitir duplicar a actual produção em regime de aquicultura em Portugal, para 14 mil toneladas.

Por outro lado, segundo Luís Vieira, o projecto-piloto em desenvolvimento ao largo da costa algarvia, na zona de Olhão/Faro, contribuirá também para quadruplicar a produção, tendo 60 lotes à espera de empresas que queiram instalar-se para produzir pescado.

Segundo Luís Vieira, "já existem oito candidaturas à produção" naquele projecto, de outras tantas empresas que vão poder contar com os apoios do Promar para produzir mais três mil toneladas de pescado em regime de aquicultura.

observatório do algarve


 

 Campos de Férias para a Juventude de Olhão

este ano vão abranger 250 jovens.

Peddy paper, caça ao tesouro, Krazy World e Parque Aventura são apenas algumas das sugestões dos Campos de Férias, em Olhão.

Um leque sem fim de actividades é o que a autarquia Olhanense propõe aos cerca de 250 crianças e jovens que vão participar nos Campos de Férias, realizados através da Casa da Juventude de Olhão.

 

Os Campos de Férias de 2008 incluem Peddy paper, caça ao tesouro, espeleologia, capoeira, canoagem, visitas ao Centro de Ciência Viva, Ecoteca de Olhão, Krazy World e Parque Aventura, entre mais algumas surpresas.

Os campos vão decorrer de 7 a 11 de Julho, 14 a 18 de Julho, 21 a 25 de Julho, de 28 de Julho a 1 de Agosto e, por fim, de 4 a 8 de Agosto.

Em cada semana, será formado um grupo de 30 participantes com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos e outro grupo, de 20 jovens, com idades entre os 11 e os 13 anos.

As actividades decorrem de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.

As inscrições abriram no dia 23 de Junho e serão encerradas assim que as vagas forem todas preenchidas. Cada candidato só pode inscrever-se numa semana de actividades.

Os interessados podem contactar a Casa da Juventude de Olhão através do telefone 289 700 444 ou pelo e-mail: casajuventude@cm-olhao.pt.

observatório do Algarve


 

 Museu de Arte Religiosa

num anexo da Igreja Matriz de Olhão

 
      A paróquia de Olhão inaugurou na passada Quinta-feira o seu Museu Paroquial numa sala anexa à igreja matriz.

 

Realizada no âmbito da celebração das bodas de prata sacerdotais do pároco, o padre Luís Gonzaga, a celebração de bênção e inauguração foi presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

 

 

Dedicado a São Paulo, apóstolo caminheiro, o núcleo museológico encontra-se numa pequena sala do primeiro andar das traseiras da igreja paroquial, cuja entrada se faz pela lateral.

 

Com a maioria das peças originárias dos séculos XVII e XVIII restauradas pela mão do mestre José Manuel Domingos, o museu paroquial é composto sobretudo por exemplares de imaginária e paramentaria, tendo expostas algumas alfaias litúrgicas.

 

Para além da imagem do Ressuscitado e da Virgem Maria, também estão expostas imagens da mártir Santa Luzia e de São Cristóvão.

 

O padre Luís Gonzaga explicou que “o principal objectivo do museu é evangelizar”.

 

“A arte religiosa cristã é um suporte para a oração e um instrumento de transmissão da fé. Conservando, enriquecendo e dando a conhecer através deste museu o rico património que nos legaram e que adquirimos, queremos promover a cultura e sobretudo evangelizar”, elucidou o pároco, considerando que “as pessoas, em contacto com as obras de arte católicas, poderão certamente elevar-se espiritualmente”.

 

Por outro lado, o sacerdote explicou que a paróquia procurou, através da criação daquele museu, associar-se às comemorações do segundo centenário da restauração da cidade de Olhão que este ano se assinala.

 

Aberta ao público todos os dias, excepto ao domingo, com horário ainda por definir, a nova exposição deverá abrir portas de manhã, das 10 às 12 horas, reabrindo à tarde depois das 14 horas por mais algum tempo.

 

Os visitantes deverão ter de despender um euro, embora o valor do ingresso ainda esteja por definir.

 

Reconhecendo a limitação da actual sala, tendo em conta o numeroso grupo de peças expostas, o padre Luís Gonzaga sublinha a necessidade de alargar a mostra a uma segunda sala, possibilitando a exposição de muitos exemplares, sobretudo ao nível da paramentaria e da pintura, ainda não patentes ao público.

Agência Eclesia

 


 

 


mano zé às 07:46
link do post | comentar

acompanhe a
blogosfera olhanense actualizada a cada meia hora

 

     aqui

visitantes desde 26/12/2008

arquivos

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

subscrever feeds